20 a 24 de março - Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social
Vigilância e Controle do Mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, realizou uma palestra com orientações sobre a Dengue.
A palestra foi realizada no prédio do CRAS, pelas agentes comunitárias de saúde do PSF, Kariny Fernanda Genaro, Lilian Aparecida do Nascimento e Tamires Fernanda Amadeu, supervisionadas pela Enfermeira Tisla Bárbara Araujo Barreto Nahsan.
Orientaram que para prevenir-se da dengue, devemos lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros da doença. É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas, trocar a água de vasos de plantas aquáticas, secar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada.
O público alvo foram as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. As Agentes de Saúde reforçaram a luta contra o mosquito e explicaram que a dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti, e também orientaram as famílias que lá estavam, explicando os sintomas causados pela doença que são :
-Febre alta;
-Dores de cabeça;
-Dores nos músculos e nas articulações;
-Dores na barriga;
-Dor nos olhos;
-Indisposição;
-Enjoos;
-Vômitos;
-Falta de apetite;
-Manchas vermelhas na pele.
Foi orientado que se sentirem esses sintomas, para procurarem a Unidade Básica de Saúde do Município.
A PREVENÇÃO é a única arma contra a doença!