Prefeito Jakson implantara o NASF em Balbinos para intensificar ações na Atenção Primária à Saúde.

23/02/2017

O NASF (Núcleo de Atenção da Saúde da Família) é constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde dessas equipes. O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas às APS como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.

A equipe do NASF de Balbinos, será composta pelos seguintes profissionais:

Dentista, Fisioterapeuta, Psicológa e Farmacêutico.

A equipe gestora da SMS de Balbinos, ressalta que o trabalho da equipe do NASF terá seu objetivo voltado especificamente para o Apoio à Saúde da Família, e desta forma, proporcionar o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município, por meio do aumento do conhecimento das equipes que nelas atuam. Uma vez operando como apoiadores matriciais, a equipes do NASF irá favorecer, a partir do modelo da educação permanente em saúde, a reorganização da formação profissional das equipes de saúde, permitindo no próprio processo de trabalho, a constante problematização da prática profissional e a construção de estratégias coletivas para a qualificação do cuidado e ampliação da capacidade resolutiva da atenção básica. Assim, propiciará uma melhoria da saúde em nosso município, além de uma melhor qualidade de vida da nossa população.