MARÇO, Mês de Ações da Saúde

06/04/2017

Campanha de “Intensificação da Busca Ativa de casos de tuberculose - 1ª fase”

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

A tuberculose tem cura e o tratamento é GRATUITO e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Por esta razão, o Ministério da Saúde realizou uma Campanha Estadual contra a Tuberculose, de 02/03/17 à 20/03/17. O objetivo é identificar precocemente, interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença à longo prazo, lembrando que os casos bacíliferos são principal fonte de disseminação.

Em adesão à campanha foi realizado em nosso município algumas ações como Panfletagem na cidade pela enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitárias de saúde em 10/03, realizaram a distribuição de frascos estéreis para a coleta de material (escarro) e orientaram coletar o exame no PSF em 14/03/2017.

COMO SE PEGA A DOENÇA?

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da Tuberculose. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da Tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ...

A Tuberculose SÓ SE TRANSMITE PELO AR.

Previna – se! Cuide – se!