Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social

20 a 24 de março - Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social

Vigilância e Controle do Mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, realizou uma palestra com orientações sobre a Dengue.

A palestra foi realizada no prédio do CRAS, pelas agentes comunitárias de saúde do PSF, Kariny Fernanda Genaro, Lilian Aparecida do Nascimento e Tamires Fernanda Amadeu, supervisionadas pela Enfermeira Tisla Bárbara Araujo Barreto Nahsan.

Orientaram que para prevenir-se da dengue, devemos lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros da doença. É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas, trocar a água de vasos de plantas aquáticas, secar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada.

O público alvo foram as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. As Agentes de Saúde reforçaram a luta contra o mosquito e explicaram que a dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti, e também orientaram as famílias que lá estavam, explicando os sintomas causados pela doença que são :

-Febre alta;

-Dores de cabeça;

-Dores nos músculos e nas articulações;

-Dores na barriga;

-Dor nos olhos;

-Indisposição;

-Enjoos;

-Vômitos;

-Falta de apetite;

-Manchas vermelhas na pele.

Foi orientado que se sentirem esses sintomas, para procurarem a Unidade Básica de Saúde do Município.

A PREVENÇÃO é a única arma contra a doença!