CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica deu início no mês de ABRIL a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza - 2017, onde no dia 13 de MAIO foi realizado o Dia “D” no Centro de Saúde.

A Campanha tem o objetivo de vacinar 90% de cada grupo prioritário ao seu final, que foi PRORROGADO ATÉ O DIA 09 DE JUNHO DE 2017.

É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade para procurar as salas de vacinação e se proteger antes da chegada do período de maior circulação dos vírus. A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2; e influenza B). A vacina demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o quanto antes para não ter contato com o vírus.

A vacinação contra a influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos – alvos definidos.

Nesse sentido, para o cumprimento da meta estabelecida, informamos que a campanha foi prorrogada e durante esse período continuará sendo recomendada a vacinação de:

· Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

· Pessoas com 60 anos ou mais;

· Mulheres no pós-parto (até 45 dias);

· Trabalhadores de Saúde;

· Gestantes;

· Indígenas;

· Portadores de doenças crônicas (com comprovante);

· Professores do Ensino Básico e Superior;

· Policia Militar, civil e bombeiros;

· Funcionários do Poupa Tempo;

· Funcionários dos Correios;

· Defesa Civil;

· Ministério Público (Promotor);

· Procuradoria Geral (Procurador);

· Defensoria Pública;

· Policia Federal e Guarda Municipal;

· Doadores de sangue e de medula;

· Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns;

· Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua;

· Cuidadores de idosos;

· Funcionários das escolas de ensino básico e superior;

· Trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos.

Solicitamos a todos que ainda não recebeu a vacina que procure uma Unidade de Saúde!

Vamos continuar vacinando as pessoas que precisam mais!!!