CAMPANHA ANTIRRÁBICA EM BALBINOS - 2017

A Raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

O QUE FAZER EM CASO DE MORDIDA

Ao ser agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência uma unidade de saúde mais próxima. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando a morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

Em nossa cidade está sendo realizada a Campanha pela Equipe da Vigilância Sanitária, os agentes visitam as residências e vacinam os animais. E aqueles que ainda não receberam a visita para vacinar seus animais, podem estar vindo até o Centro de Saúde, para solicitar a vacinação ou retirar a dose de seu animalzinho.

Protejam seus animais e toda a população!!!

Agradecemos a confiança e parabenizamos os profissionais da Equipe!