• Prefeitura Municipal de Balbinos

PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 2017 - O QUE É HPV?

HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

O HPV é um vírus que se transmite no contato da pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Qualquer pessoa que tenha uma vida sexual ativa está em risco de entrar em contato com alguns dos tipos de HPV. No entanto alguns fatores de risco aumentam a chance desse contato ocorrer, por exemplo:

- Sexo sem camisinha;

-Vida sexual precoce;

-Múltiplos parceiros;

-Não fazer exames de rotina;

-Queda do sistema imunológico;

-Presença de outras doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Uma parceria entre o Ministério da Saúde