PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 2017 - O QUE É HPV?

HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

O HPV é um vírus que se transmite no contato da pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Qualquer pessoa que tenha uma vida sexual ativa está em risco de entrar em contato com alguns dos tipos de HPV. No entanto alguns fatores de risco aumentam a chance desse contato ocorrer, por exemplo:

- Sexo sem camisinha;

-Vida sexual precoce;

-Múltiplos parceiros;

-Não fazer exames de rotina;

-Queda do sistema imunológico;

-Presença de outras doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação incentiva a vacinação contra HPV e Meningo C de adolescentes nas escolas em todo país, a iniciativa busca aumentar a adesão as vacinas.

Nas escolas do nosso Município foi realizado a campanha de vacinação, onde as crianças e adolescentes, entre eles, meninos de 11 a 14 anos, e meninas de 9 a 14 anos foram imunizados.

Um trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica e mais uma atividade desenvolvida através do PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

Agradecemos a confiança e parabenizamos os profissionais das Equipes de Saúde!

SECRETARIA MUNICIPAL DE BALBINOS